CEFET-MG

Projeto da BCE conscientiza população de Nepomuceno sobre descarte de óleo de cozinha

Quarta-feira, 25 de abril de 2018

Um litro de óleo de cozinha descartado pode poluir o equivalente a 20 mil litros de água potável. Na Unidade de Nepomuceno, um projeto do programa Bolsa de Complementação Educacional (BCE) tenta conscientizar a população local sobre a coleta seletiva e a destinação do produto. Ensino e tecnologia a serviço do meio ambiente.

O projeto é executado pela aluna do curso Técnico em Mecatrônica Graziela de Fátima Roque sob a orientação do administrador Júlio César de Paiva. Em abril, começou a terceira etapa da atividade, a montagem do coletor de óleo no Campus, para receber o produto de toda cidade.

“Esse coletor tem como objetivo criar uma mensagem visual para a questão do problema do óleo. Na próxima etapa, serão distribuídos panfletos nos bairros da cidade conscientizando sobre a necessidade de reciclar o óleo e encaminhar para a Cooperativa de Material Reciclável de Nepomuceno (Reciclanep)”, disse Júlio Paiva.

Graziela Roque observou que tem aprendido muito com a participação no projeto. Segundo a bolsista, seu principal trabalho é “criar ideias e colocá-las em prática para conscientizar alunos, professores e toda a população de Nepomuceno da importância da reciclagem não apenas do óleo usado, mais em geral”.

Na primeira etapa, foi diagnosticada a questão da coleta seletiva no CEFET-MG. Depois realizada uma palestra, em parceria com a Reciclanep, para as turmas de primeiro ano dos cursos técnicos e superior. No final, será registrada a quantidade de óleo doada pela comunidade. No final, o produto será repassado para a cooperativa.

O coletor de óleo no Campus Nepomuceno

O coletor de óleo no Campus Nepomuceno

Palestra sobre coleta seletiva para os alunos dos primeiros ano

Palestra sobre coleta seletiva para os alunos dos primeiros ano