MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Estudantes quebram o silêncio no Campus de Nepomuceno

Segunda-feira, 13 de agosto de 2018
Última modificação: Segunda-feira, 13 de agosto de 2018

vozes-nepo                                                                                                       vozes-nepo2

Um grupo de estudantes do Campus Nepomuceno pensou em como demonstrar e discutir as consequências da opressão no ambiente escolar. Transformaram a ideia em prática com o apoio do edital de temáticas dos direitos humanos da Coordenadoria de Programas de Acesso e Temáticas  das Juventudes da Secretaria de Política Estudantil (SPE) e surgiu o projeto “Vozes do Silêncio”. O evento ocorreu nos dias 7 e 8 de agosto.

O método escolhido para dialogar sobre as opressões foi por meio de dinâmicas, performances e de intervenção teatral, utilizando o teatro do oprimido, um método que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais. No primeiro dia, Rosimeire Pacheco, do teatro do oprimido, realizou oficina com os proponentes e no segundo dia, os estudantes fizeram a intervenção no auditório do campus, no horário do intervalo.

O tema da atividade foi sobre  bullying e falou-se também muito sobre a “Cultura da Paz”. O método do teatro do oprimido envolveu toda a plateia do auditório, que estava lotado.

Edital

O edital de temáticas dos direitos humanos, que já está na sua segunda edição, tem como objetivo estimular e apoiar ações de promoção de direitos humanos, diversidade e combate às opressões no ambiente do CEFET-MG e fomentar entre os estudantes a discussão sobre formas de enfrentamento às discriminações vivenciadas que possam influenciar na permanência na instituição e no pleno exercício da cidadania.

Secretaria de Política Estudantil