MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Lançado livro sobre direitos humanos com obras de estudantes do CEFET-MG

Terça-feira, 28 de agosto de 2018
Última modificação: Terça-feira, 28 de agosto de 2018

No dia 27 de agosto, com participação de alunos e servidores do CEFET-MG e da escola Estadual Maurício Murgel, na biblioteca do Campus I, foi lançado o livro “Vozes: eu ele nós”. A publicação das alunas do programa de pós-graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG, Izabel Diniz e Letícia Santana surgiu com o apoio do edital de temáticas dos direitos humanos da Coordenadoria de Programas de Acesso e Temáticas das Juventudes da Secretaria de Política Estudantil (SPE).

O evento contou com a palestra “Direitos Humanos e Literatura: reflexões a partir das teorias do discurso”, ministrada pela professora Adriana do Carmo Figueiredo, que passou pela história e por conceitos que levam às garantias dos direitos fundamentais do ser humano.

Para chegar aos textos do livro, as autoras do projeto “Vozes: eu ele nós – literatura e direitos humanos” selecionaram cinco minicontos e 16 poemas entre os enviados por alunos de Belo Horizonte e Varginha. No lançamento, foi realizada a leitura dos textos pelos autores presentes.

Exemplares da publicação foram doados para as bibliotecas de algumas escolas públicas de Belo Horizonte e de Varginha e para as bibliotecas do CEFET-MG.

Em Varginha, o lançamento acontece, no dia 30, às 14h30min, no auditório da unidade, como parte do VIII Festival de Arte e Cultura do CEFET-MG.

Edital

O edital de temáticas dos direitos humanos, que já está na sua segunda edição, tem como objetivo estimular e apoiar ações de promoção de direitos humanos, diversidade e combate às opressões no ambiente do CEFET-MG e fomentar entre os estudantes a discussão sobre formas de enfrentamento às discriminações vivenciadas que possam influenciar na permanência na instituição e no pleno exercício da cidadania.

Secretaria de Política Estudantil