MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Machismo, direitos dos LGBTQIA+ e opressões são temas de discussão de estudantes do Campus Nepomuceno

Quarta-feira, 25 de setembro de 2019
Última modificação: Quarta-feira, 25 de setembro de 2019

direitos-nepo-19 (5)Os estudantes do Campus Nepomuceno puderam refletir e discutir, em agosto, sobre temáticas ligadas aos direitos humanos. A partir de três projetos selecionados por meio do Edital 15/2019, aconteceram debates, filmes e muita interação para falar sobre machismo, direitos dos LGBTQIA+ e opressões.

O projeto “Meninos Também Sentem” discutiu o machismo após a exibição do documentário “A máscara em que você vive” de Jennifer Siebel Newsom. Os alunos refletiram em roda de conversa sobre a ideia de que pessoas do sexo masculino não podem demonstrar sentimentos seja, por exemplo, por meio do choro ou demonstração de afeto.

A partir de relatos e fatos relacionados à opressão sofrida dentro e fora do CEFET-MG, os participantes do projeto “Retalhos Da Vida: A Opressão Transformada Em Arte”, por meio de duas oficinas, criaram um mural que expôs as opressões vividas e as formas de enfrentamento e superação das mesmas.

direitos-nepo-19 (7)Já o projeto “Direitos dos LGBTQIA+ Na Sociedade” proporcionou, através de sessão de cinema e roda de conversa, formas de enfrentamento da violência, aceitação, convívio com as diferenças e combate ao bullying. O debate apoiou-se em torno da temática dos direitos dos LGBTQIA+ na sociedade.

O edital da Secretaria de Política Estudantil (SPE) tem como objetivo estimular e apoiar ações de promoção de direitos humanos, diversidade e combate às opressões no âmbito da instituição.

.

.

.

Secretaria de Política Estudantil