MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Projeto discute depressão estudantil de maio a setembro no Campus Contagem

Quarta-feira, 25 de setembro de 2019
Última modificação: Quarta-feira, 25 de setembro de 2019

IMG_7332O projeto “Depressão Estudantil vinculada à adolescência e ao ensino médio/técnico no CEFET-MG campus Contagem” promoveu, de maio a setembro, diversas atividades no campus. As ações tinham como objetivo promover alternativas para reflexão e humanizar a escola frentes aos conflitos da vida. O trabalho foi aprovado no Edital de Direitos Humanos da Secretaria de Política Estudantil (SPE), por meio do Edital 15/2019.

A ideia e a execução foram de Aimê Samara Fernandes, do 1° ano de Eletroeletrônica, e Giselle Aparecida Ferreira Resende, do 1° ano de Controle Ambiental. Com o apoio da Coordenação de Política Estudantil da Unidade, conseguiram discutir um assunto primordial para os jovens estudantes.

IMG_7328No mês de maio, foram distribuídos marcadores de texto. Na parte frontal do marcador havia a chamada para uma roda de conversa e, no verso, a frase “Permita-se ser resiliente”. Em junho, ocorreu a roda de conversa mediada pela psicóloga da CPE Contagem Luiza Moraes Cândido sobre ansiedade. O tema proporcionou discussão sobre as consequências da rotina escolar na saúde mental dos estudantes.

Já em agosto, foi disponibilizado, durante três dias, no andar térreo do campus, um painel interativo com a pergunta: “O que você ouviu que melhorou seu dia? Compartilhe aqui!”. Para finalizar, em setembro, houve a realização de uma dinâmica aliada a uma palestra sobre ansiedade. As organizadoras do projeto propuseram a dinâmica para mostrar que devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida. Na sua fala, a convidada, a psicóloga Cristina da Silva, abordou a importância da motivação e de um bom convívio social, os fatores desencadeantes da ansiedade e a relação entre a autoestima e a ansiedade.

IMG_7323
.
Secretaria de Política Estudantil