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Dicas de saúde mental durante a pandemia

Quarta-feira, 25 de março de 2020
Última modificação: Quarta-feira, 25 de março de 2020

Muitas informações sobre o novo Corona Vírus (COVID-19) são divulgadas a todo instante. Medo, ansiedade e incertezas tem tomado conta de grande parte da população. O isolamento social deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade. Porém, apesar de ser a medida de proteção mais eficaz até o momento, ela pode gerar ou agravar problemas mentais.

Dessa forma, segue algumas dicas de como cuidar da nossa saúde mental durante a pandemia:

  1. Tenha empatia. Todos estão vulneráveis a contaminação. 
  2.  Reduza a leitura ou o contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse. É importante também buscar informações em fontes confiáveis.  
  3. Estabeleça uma rotina diária. Inclua nas atividades não só as obrigações como também as atividades que lhe dão prazer. É o momento também de realizar coisas para as quais nunca temos tempo, como aprender uma nova língua, tocar um instrumento, desenvolver habilidades manuais, testar receitas novas.
  4. Realize atividades físicas. Com o isolamento social as pessoas têm disponibilizado várias alternativas para a prática de atividades físicas em casa via internet.
  5. Interaja com as pessoas. Utilize chamadas de vídeo e chamadas de voz para conversar sobre diversos assuntos.
  6. Viva um dia de cada vez. Em um cenário de incertezas, pensar sobre o que vai acontecer a médio e a longo prazo aumenta ainda mais ansiedade.
  7. Seja solidário. Busque ajuda de ofereça ajuda sempre que for preciso. Fazer do isolamento social um momento de união nos faz perceber que não estamos sozinhos.
  8. Em caso de necessidade o CVV (Centro de Valorização da Vida) está disponível pelo 188 e também por chat https://www.cvv.org.br/.

 

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Coordenação de Política Estudantil do Campus I