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CEFET-MG

Dicas para os estudantes cuidarem do corpo e da mente durante o confinamento

Segunda-feira, 6 de abril de 2020
Última modificação: Segunda-feira, 6 de abril de 2020

A pandemia do coronavírus (COVID-19) causou uma façanha jamais imaginada: “parou o planeta”, ou seja, desacelerou o ritmo da atividade humana forçando o fechamento das escolas, de vários estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços e nos impôs o isolamento social, logo a nós, que somos seres sociais. Dura realidade, difícil tarefa para nós que saímos de casa para “ganharmos e vivermos a vida”.

O período da juventude traz consigo transformações e apresenta aos estudantes certo nível de instabilidade frente às mudanças biopsicossociais e desafios escolares experimentados. Nesse contexto, a interrupção das atividades e do planejamento acadêmico podem ser assumidos como um fator de agravo para os quadros de ansiedade e episódios depressivos, entre outros.

A Secretaria de Política Estudantil (SPE) e as Coordenações de Política Estudantil (CPE’s) contribuem com informações para o cuidado de uma boa saúde mental e o manejo necessário para a gestão saudável dessa nova rotina, em seu espaço de confinamento e na dinâmica dos relacionamentos interpessoais.

É esperado que todas e todos estejamos ansiosos e apreensivos nesse momento, essa é uma reação natural por “busca de segurança”. Contudo, procure observar-se:

· Tenha empatia. Todos estão vulneráveis a contaminação.
·
Não podemos controlar tudo. A ansiedade provoca distorções em nossos pensamentos. Evite centrar a sua “imagem mental” em cenários catastróficos;
·
A pandemia e o impacto econômico mundial estão acima do nosso controle. Não é possível controlar a atitude das outras pessoas. Foque naquilo que realmente está sob o seu verdadeiro cuidado;
·
Seja paciente, exija menos de si mesmo e dos outros;
·
Valorize os bons momentos e resgate o cuidado social para com aqueles ao seu redor. O distanciamento físico não é sinônimo de distanciamento afetivo;
·
Use a tecnologia a seu favor. Acesse informações de fontes confiáveis (órgãos oficiais de imprensa). Questione quando estiver em dúvida;
·
Não propague conteúdo alarmista apenas pelo hábito de distribuir informações. As fake news também contribuem para o sentimento de incertezas e insegurança, além de funcionarem como gatilho para os estados de ansiedade;
·
Não esteja o tempo todo conectado ou capturado por uma tela.

 Cuide da mente e do corpo:

· Higienize as mãos e evite o seu contato com o rosto;
·
Evite alimentação indigesta e excessiva;
·
Não faça uso de medicação sem prescrição médica;
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Evite o consumo de bebidas alcoólicas e de outras drogas como estratégia diante dos momentos mais desafiadores;
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Não esqueça de beber água em abundância;
·
Sempre que possível, faça atividades físicas e exercícios de relaxamento. Sinta sua respiração!;
·
No Youtube, você encontra meditações guiadas de 5 a 10 minutos, que trazem grandes benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente, já comprovados cientificamente;
·
Busque manter uma rotina ativa em seus afazeres. Nesse período, é recomendável manter uma organização diária, com horários regulares para acordar/dormir, fazer as refeições, realizar as atividades acadêmicas e exercitar o corpo;
·
Contribuir com as tarefas domésticas é uma boa maneira de colaborar com a organização da casa;
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Tenha tempo para o lazer. Jogos de tabuleiro, literatura e filmes com temáticas inspiradoras e positivas são boas dicas;
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Ouça música e faça alguma atividade artística que goste;
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Seja solidário. Busque ajuda e ofereça ajuda sempre que for preciso. Fazer do isolamento social um momento de união nos faz perceber que não estamos sozinhos;
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Se sentir que precisa de ajuda psicológica converse em família sobre como está se sentindo em relação a essa situação. É uma boa maneira de apoiarem-se mutuamente e aliviar as tensões;
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Em caso de necessidade o CVV (Centro de Valorização da Vida) está disponível pelo telefone 188 e também por chat https://www.cvv.org.br/;
·
Acesse aqui dicas de serviços gratuitos;
·
Enfim, distribua seu tempo de forma que possa descansar e ter uma boa noite de sono fortalecendo, assim, seu corpo e aumentando sua imunidade.

Sim! Você vai usar parte do tempo para interagir nas redes virtuais, mas, sobretudo, reserve um momento para estar com aqueles que habitam a mesma residência. Enfim, fortaleça seus vínculos e cultive as relações na construção de momentos prazerosos e aprenda a lidar consigo mesmo, condição essencial para estabelecermos relações harmoniosas e verdadeiras.

Vamos fazer desse período tão desafiador uma grande oportunidade para ampliar os sentidos de nossa existência! Nós, da SPE e das CPE’s, estamos juntos nesse momento!

Saúde e avante!

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