CEFET-MG

A Fila Anda

Campanha A fila anda
No período de 16 a 18 de outubro, a Secretaria de Política Estudantil (SPE) realiza uma campanha de caráter sociocultural intitulada A fila anda. O projeto tem como objetivo sensibilizar a comunidade quanto ao comportamento nas filas.

No âmbito de atuação da SPE a campanha integra dois eixos da Política de Assistência Estudantil: programas de assistência básica (bolsas, alimentação) e programas de formação integral e de acompanhamento.

A campanha foi desenvolvida sob a concepção ampliada do Programa de Alimentação e do espaço físico dos restaurantes como um espaço de convivência, de formação e de aprendizagem. Assim devem ser todos os espaços e experiências em uma instituição de ensino.

Nas unidades que não possuem restaurantes a campanha tratará do tema, aplicado a realidades específicas, como filas de ônibus, dentre outras.

A campanha A fila anda se insere numa perspectiva de ação educativa que pretende trazer para o cotidiano dos estudantes e demais integrantes da comunidade escolar, questionamentos sobre os comportamentos e conceitos de respeito, ética e cidadania, aludindo aos recentes movimentos urbanos, onde estes temas integravam o cenário das reivindicações.

Tal campanha será realizada em todas as unidades, com maior ênfase nas que possuem restaurantes. Serão utilizados produtos comunicacionais como cartazes, faixas, folhetos e divulgação pela internet, além de intervenções artísticas e produções de vídeo, estes, em parceria com a TVCefet Divinópolis.

Sabemos que todo processo educativo se estabelece no cotidiano das relações, sendo reafirmados ou modificados pelos sujeitos e suas realidades.

Esperamos provocar estes sujeitos e sermos também provocados por eles!

 

Belo Horizonte, outubro de 2013
Secretaria de Política Estudantil
Coordenação do Programa de Alimentação
Coordenações de Política Estudantil