MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Apresentação Restaurantes

Última modificação: Quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Os restaurantes são uma modalidade do Programa de Alimentação Estudantil, um dos primeiros programas de Assistência Estudantil implantados no CEFET-MG. Tem por objetivo contribuir para a permanência do estudante e sua formação integral , proporcionando alimentação de qualidade, balanceada, variada e subsidiada, bem como desenvolvendo projetos e ações educativas.

O Programa de Alimentação Estudantil parte da concepção da assistência estudantil como um DIREITO  e é o de maior demanda e investimentos dentro da SPE.

O CEFET-MG conta com sete restaurantes próprios: nos campi I e II, em Belo Horizonte, e nos campi de Araxá, Contagem, Curvelo, Divinópolis e Varginha. Nessas unidades o programa atende universalmente aos estudantes de forma subsidiada e estende este atendimento, de forma não subsidiada, aos servidores e visitantes em serviço.

Já nas unidades que ainda não possuem o restaurante próprio (Leopoldina, Nepomuceno e Timóteo), o Programa de Alimentação Estudantil está presente por meio dos restaurantes externos, contratados em 2018 e 2019 no entorno das unidades. Até o momento a modalidade fornece uma refeição diária aos estudantes classificados socioeconomicamente pela SPE nos dias letivos.

A garantia da alimentação de baixo custo e de qualidade impulsiona a concretização de uma meta histórica: a universalização do atendimento aos estudantes, de maneira qualificada.

O acesso ao restaurante é permitido apenas aos usuários que portarem o Cartão de Identificação Estudantil ou Funcional. A utilização do Sistema Integrado de Administração de Processos e Serviços (Sinapse) permite maior agilidade nos horários de refeição e possibilita maior eficiência na administração, no controle e na fiscalização dos contratos com as empresas contratadas para a oferta das refeições. No Sinapse, o usuário pode verificar o valor dos créditos que possui para as refeições.

O valor das refeições é estabelecido anualmente, de acordo com seu custo.
Para o ano de 2020 os valores são:
Usuários sem subsídio: R$ 12,00
Usuários com subsídio: R$1,50
Usuários isentos: sem custo

Normas internas para acesso e utilização dos restaurantes.

Regulamento do Programa de Alimentação Estudantil.