MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Bolsa de Complementação Educacional

Última modificação: Quinta-feira, 31 de outubro de 2019

O Programa Bolsa de Complementação Educacional (BCE) possibilita o apoio financeiro continuado aos estudantes do ensino médio/técnico e da graduação, integrado a complementação da sua aprendizagem em áreas do conhecimento correlatas ao curso. O estudante deverá cumprir 20 horas semanais por meio da participação em projetos de pesquisa, ensino ou extensão. O tempo de permanência do estudante no programa é de no máximo 2 anos.

Os projetos, selecionados por meio de edital, são propostos por servidores do CEFET-MG pós-graduados, graduados ou com formação técnico-profissional de nível médio.

Histórico

O Programa Bolsa de Complementação Educacional foi implantado no CEFET-MG em substituição a outro programa congênere, denominado Bolsa de Trabalho, desenvolvido desde a década de 1980, sob a coordenação e com o financiamento da Fundação de Assistência ao Estudante – FAE/MEC. Com a extinção da FAE e a revogação do decreto que sustentava legalmente o programa, e visando atender a demanda dos estudantes, promoveu-se um estudo das alternativas legais existentes.

Em 1999 implantou-se, no Campus I, o Programa BCE, respaldado na legislação de estágio do país, o que lhe conferiu características singulares. O programa é iniciado, em caráter experimental, abrangendo exclusivamente os estudantes do ensino técnico. Em 2000, passou a contemplar também os estudantes da graduação de BH.

Em 2009, foram feitas modificações no Regulamento Interno do Programa e instituídas, pela então Coordenação Geral de Desenvolvimento Estudantil as normas de funcionamento do programa. Essas modificações objetivaram a adequação da BCE à Lei dos Estágios Nº 11.788, de 25/09/2008. Além disso, com o propósito de qualificar o programa e dando ênfase ao seu aspecto acadêmico/científico instituiu-se a seleção dos projetos propostos pelos servidores por meio de editais. Tais alterações e procedimentos foram aplicados a partir de 2010.

Editais da BCE

Edital 2019.

Edital 2018.

Edital 2017.

Revista da Assistência Estudantil – Bolsa de Complementação Educacional

Revista BCE.

Documentos e formulários
Regulamento_Interno.
Normas de Funcionamento.
Termo de Compromisso.
Lista de Documentos para Entrevista.
Relatório Final.
Relatório Parcial.
Termo de Desligamento.
Folha de Frequência DOC.
Folha de Frequência PDF.
Modelo de projeto.
Declaração da chefia imediata.