CEFET-MG

Bolsa de Complementação Educacional

O Programa Bolsa de Complementação Educacional (BCE) possibilita o apoio financeiro continuado aos estudantes do ensino médio/técnico e da graduação, integrado a complementação da sua aprendizagem em áreas do conhecimento correlatas ao curso. O estudante deverá cumprir 20 horas semanais por meio da participação em projetos de pesquisa, ensino ou extensão. O tempo de permanência do estudante no programa é de no máximo 2 anos.

Os projetos, selecionados por meio de edital, são propostos por servidores do CEFET-MG pós-graduados, graduados ou com formação técnico-profissional de nível médio.

Histórico

O Programa Bolsa de Complementação Educacional foi implantado no CEFET-MG em substituição a outro programa congênere, denominado Bolsa de Trabalho, desenvolvido desde a década de 1980, sob a coordenação e com o financiamento da Fundação de Assistência ao Estudante – FAE/MEC. Com a extinção da FAE e a revogação do decreto que sustentava legalmente o programa, e visando atender a demanda dos estudantes, promoveu-se um estudo das alternativas legais existentes.

Em 1999 implantou-se, no Campus I, o Programa BCE, respaldado na legislação de estágio do país, o que lhe conferiu características singulares. O programa é iniciado, em caráter experimental, abrangendo exclusivamente os estudantes do ensino técnico. Em 2000, passou a contemplar também os estudantes da graduação de BH.

Em 2009, foram feitas modificações no Regulamento Interno do Programa e instituídas, pela então Coordenação Geral de Desenvolvimento Estudantil as normas de funcionamento do programa. Essas modificações objetivaram a adequação da BCE à Lei dos Estágios Nº 11.788, de 25/09/2008. Além disso, com o propósito de qualificar o programa e dando ênfase ao seu aspecto acadêmico/científico instituiu-se a seleção dos projetos propostos pelos servidores por meio de editais. Tais alterações e procedimentos foram aplicados a partir de 2010.

Editais da BCE

Edital 2018.
Edital 2017.

Revista da Assistência Estudantil – Bolsa de Complementação Educacional

Revista BCE.

Documentos e formulários
Regulamento_Interno.
Normas de Funcionamento.
Lista de Documentos para Entrevista.
Relatório Final.
Relatório Parcial.
Termo de Desligamento.
Folha de Frequência.
Declaração de Chefia Imediata.
Modelo de Projeto.