CEFET-MG

Bolsa Permanência

O Programa de Bolsa Permanência tem por finalidade garantir a permanência no ambiente acadêmico dos estudantes do ensino médio/profissional e de graduação, regularmente matriculados no CEFET-MG, de baixa condição socioeconômica comprovada e que apresentam dificuldades para arcar com as suas despesas escolares.

O processo de seleção ocorre mediante inscrição e posterior seleção por critérios socioeconômicos, de acordo com os recursos disponíveis, estabelecidos em orçamento anual . O estudante selecionado receberá mensalmente esta bolsa durante todo o ano letivo.

Histórico

Este programa iniciou em 1981 com o Programa Bolsa de Manutenção tendo como objetivo o apoio financeiro continuado aos estudantes de 2º e 3º grau e destinava prioritariamente a cobrir gastos com transporte. O pagamento era mensal e efetuado antecipadamente. O programa também viabilizava atendimento emergencial, por procura espontânea do aluno ou encaminhamento de docentes e outros profissionais, modalidade que era denominada Bolsa de Manutenção Emergencial.

O Programa de Bolsa de Manutenção passou a ser denominado Programa Bolsa Permanência a partir de 2005, quando a Política de Assuntos Estudantis foi aprovada pela Resolução CD-083/04, de 13/12/2004. A essência do programa permaneceu, mas o financiamento do programa modificou-se, sendo realizado a partir desta data com recursos próprios do CEFET-MG.

Documentos e formulários

Regulamento do Programa Bolsa Permanência.

Lista de Documentos para Entrevista.

Termo de Compromisso.