CEFET-MG

O que é?

Quanto tempo você fica em fila por dia? É imoral, ilegal ou antiético furar fila? Por que chamamos o sistema que utilizamos de “fila indiana”? As filas são uma constante nas nossas vidas e apesar de parecerem simples são tão complexas que existe uma teoria das filas e sistemas de cálculos para diminuir seus efeitos nocivos.

Nas filas para acessar os restaurantes do CEFET-MG, algumas pessoas não respeitam os demais usuários, causando caos e atraso. Para conscientizar alunos, servidores e terceirizados e mudar esse quadro, a Secretaria de Política Estudantil (SPE), por meio da Coordenação do Programa de Alimentação, promove o projeto A Fila Anda.

A campanha tem como objetivo sensibilizar a comunidade quanto ao comportamento nas filas. O projeto foi desenvolvido sob a concepção ampliada do Programa de Alimentação e do espaço físico dos restaurantes como um espaço de convivência, de formação e de aprendizagem.

Sobre a fila indiana, a hipótese mais aceita é que a expressão descreve o modo de os índios andarem enfileirados pelas trilhas no meio da mata. Não tem nada a ver com os moradores da Índia, mas sim com as populações nativas das Américas. Alguns especialistas apontam ainda que a expressão revela mais um rótulo criado pelos colonizadores dos Estados Unidos para passar a impressão de que os índios são selvagens.