MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Projetos executados no Edital de Direitos Humanos

Última modificação: Sexta-feira, 29 de março de 2019

Nas duas edições do Edital de Direitos Humanos, diversos e criativos foram os temas e os projetos executados. Palestras, rodas de conversas, exposição fotográfica, lançamento de livros, criação de pop cards, etc. Abaixo, listamos alguns deles:

Evento do edital de direitos humanos discute sobre agrotóxicos e colapso ambiental

O seminário “Agrotóxicos e o colapso ambiental: refletindo sobre tecnociência no capitalismo e a contraposição da Agroecologia” aconteceu nos dias 12 e 14 de novembro de 2018. O evento é debateu questões que envolvem o uso de agrotóxicos e o colapso ambiental, entendidos a partir das reflexões em torno da produção tecnocientífica no interior do capitalismo, fomentando possibilidades alternativas com base em outros modelos de conhecimento e práticas sociais fundamentados na agroecologia.

Pressão, opressão e adoecimento de alunos são discutidos em Nepomuceno

O projeto “Ubuntu” veio para discutir como os jovens lidam com cobranças, estresse e outras exigências sem estar capacitado. O evento ocorreu entre os dias 23 e 28 de agosto de 2017 no Campus Nepomuceno por meio de palestras, sessões de cinema comentado e roda de conversa com servidores.

 Lançado livro sobre direitos humanos com obras de estudantes do CEFET-MG

O livro “Vozes: eu ele nós” foi lançado, no dia 27 de agosto, no Campus I, e no dia 30 de agosto, de 2018, no Campus Varginha. Porém, o projeto começou com um concurso cultural e a seleção de cinco minicontos e 16 poemas entre os enviados por alunos de Belo Horizonte e Varginha. No lançamento, foi realizada a leitura dos textos pelos autores presentes.

+ Livro sobre direitos humanos com obras de estudantes do CEFET-MG será lançado em agosto

Direitos Humanos e questões migratórias são tema de evento

O projeto “Direitos Humanos e a Questão Migratória: uma possibilidade de conhecer a vida de migrantes e refugiados no Estado de Minas Gerais” aconteceu de 5 de setembro a 25 de outubro DE 2018 nos campi I e II do CEFET-MG. Na programação, palestras sobre situação de migrantes venezuelanos refugiados em Roraima, português como língua de acolhimento, trajetória acadêmica de estudantes-convênio do CEFET-MG e sessões de cinema comentado com discussões sobre a temática.

Projeto de edital da SPE aborda eficiência energética na periferia e diretos humanos

“A eficiência energética nas comunidades periféricas e os direitos humanos” aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro de 2018 no Campus II. Mesa-redonda e oficina com a participação de especialistas em ações e pesquisas sobre melhorias nos usos das fontes.

Exposição fotográfica e debate vão descortinar os (in)Visíveis do CEFET-MG

O projeto “(in)Visíveis” contou com uma exposição de fotografias, debate – que ocorreu no dia 24 de outubro de 2018 – e distribuição de pop cards de trabalhadores terceirizados do Campus I. A proposta foi contribuir com o processo de visibilidade desses homens e mulheres que também compõem a comunidade acadêmica do CEFET-MG, mas que, do lugar de onde realizam a prática de sua atividade de trabalho, passam despercebidos enquanto sujeitos na dinâmica institucional pelas centenas de pessoas que circulam pelos campi.

Palestra com temática sobre assexualidade no dia 21 de setembro, no Campus I

A palestra “(As)sexualidades – Processo de subjetivação e resistência”, com a mestra em Psicologia Clínica Valéria Konc dos Santos (PUC-SP), que ocorreu no dia 21 de setembro de 2018, no Campus I, respondeu a várias perguntas sobre o tema assexualidade. Durante o evento, tabus foram desvendados e as dúvidas foram dirimidas.

Estudantes quebram o silêncio no Campus de Nepomuceno

Um grupo de estudantes do Campus Nepomuceno pensou em como demonstrar e discutir as consequências da opressão no ambiente escolar. Transformaram a ideia em prática e surgiu o projeto “Vozes do Silêncio”. O evento ocorreu nos dias 7 e 8 de agosto de 2018. O método escolhido para dialogar sobre as opressões foi por meio de dinâmicas, performances e de intervenção teatral, utilizando o teatro do oprimido, um método que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais.

Cinema e roda de conversa para refletir sobre a situação das mulheres

O projeto “Cine PET Edição Diversidades” promoveu, no dia 9 de agosto de 2018, no Campus II, a exibição o filme “As Sufragistas” e uma roda de conversa com Daniela Tiffany – Assessora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a assistente social da Coordenação de Política Estudantil do Campus II  Ana Isabel Lemos. A atividade foi pensada para estimular e apoiar ações de promoção da diversidade e combate às opressões contra a mulher no ambiente do CEFET-MG, bem como estimular o empoderamento das mesmas.

Alunos realizam evento sobre liberdade e padrões de beleza

Com o intuito de problematizar a liberdade e os padrões de beleza vividos na atualidade, estudantes do Campus de Nepomuceno promovem, nos dias 8, 10 e 16 de agosto de 2017, o evento “Beauty and the Freedom”. Participaram convidados externos e do próprio CEFET-MG para debaterem os temas abordados com alunos e servidores.